Este livro, The Hellbound Heart, de Clive Barker, é a história que deu origem à série, tendo sido adaptado ao cinema, como o primeiro filme do conjunto, pelo próprio Barker.
O livro conta a história de um hedonista, Frank Cotton, que considerando já ter experimentado um pouco de todas as fontes possíveis de prazer, incluindo as ilegais, procura a derradeira fonte de prazer. Encontra-a através da caixa de Lemarchand - uma caixa-puzzle através da qual terá, supostamente, acesso a outra dimensão, uma de prazer carnal sem limites.
Rapidamente, as coisas começam a correr mal para o nosso "herói", já que depara com os Cenobitas, que são governados por uma personagem descrita como "The Engineer" (aqui, o Pinhead é somente um figurante, só tendo ganho notoriedade nos filmes), que lhe prometem inúmeras experiências novas em termos de sensações. Efectivamente, cumprem, mas usando Frank para experiências em sadomasoquismo extremo. Frank fica aprisionado no reino deles, aparentemente para toda a eternidade.
Mais tarde, a família do irmão de Frank muda-se para a casa onde ele acedeu à dimensão dos Cenobitas.
O irmão, Rory, liberta Frank do aprisionamento após se cortar acidentalmente (servindo o seu sangue, derramado no local onde Frank invocara os Cenobitas, de catalisador à abertura de uma passagem entre as dimensões). Frank regressa ao nosso mundo, fisicamente destroçado, e é encontrado pela cunhada, Julia, com quem tivera um caso pouco tempo antes de esta casar com o seu irmão (e que continuava secretamente a desejá-lo).
Para o poder restaurar, esta começa a seduzir homens que sacrifica, a fim de recompor a forma física de Frank. Acabam por ser detidos por uma amiga do irmão de Frank, Kristy, que queria expôr Julia (Kristy, por sua vez, tinha uma paixão secreta por Rory...), e que após um confronto com Frank, e a morte de Julia às mãos deste, consegue que os Cenobitas recapturem Frank (dado que não estavam particularmente satisfeitos com a fuga deste).
Kristy torna-se a nova guardiã da caixa, vislumbrando, aparentemente, Frank e Julia na mesma.
Este livro é poderoso no uso de temas e imagens fortes e violentos, que Barker usa sem rodeios e sem piedade pelo leitor, especialmente no que toca aos Cenobitas, à sua dimensão infernal, às descrições tipo gore e, particularmente à dualidade prazer/dor, cujas fronteiras se esbatem de modo a tentar criar desconforto no leitor, também pela sexualidade inerente. Consegue ter mais impacto numa extensão de texto relativamente curta (trata-se de uma novela) do que alguns autores conseguem transmitir em séries inteiras.
Na versão cinematográfica desta obra é feita a pergunta "What's your pleasure, sir?". Tenham cuidado a colocar esta questão a vós próprios. Nunca se sabe quando a resposta não acaba por levar-vos a um Cenobita...
como consigo esse livro
ResponderEliminarArranjei-o bem barato na Amazon, se bem me lembro. Já foi há uns anos...
EliminarTem ele em português ?
ResponderEliminarDesconheço. Pode haver edições brasileiras, mas creio que em Portugal nunca foi editado.
EliminarRobert,
Eliminarli que a editora carioda DarkSide Books vai publicar este livro no 2º semestre de 2015. Também estou aguardando o lançamento...
https://pt-br.facebook.com/darksidebooks/photos/a.112908195534381.22076.112538335571367/448191838672680/
Livro lançado e lindo. nome é Hellraiser, edição da editora Darkside.
Eliminaracabei de ler e achei um excelente livro.
Quero muito ler,vou ver se baixo.ou compro!
ResponderEliminar