Benvindos!


Bem-vindos!

Neste blogue iremos encontrar (ou reencontrar) pedaços da imaginação e criatividade humana nas mais diversas formas e feitios - Livros, Banda desenhada, Cinema, TV, Jogos, ou qualquer outro formato.

Viajaremos no tempo, caçaremos vampiros e lobisomens, enfrentaremos marcianos, viajaremos até à lua, conheceremos super-heróis e muito mais.

AVISO IMPORTANTE: pode conter spoilers e, em ocasiões especiais, nozes.


quinta-feira, 14 de março de 2013

Creepy Presents Bernie Wrightson

À semelhança do que descrevi noutro post relativo a uma compilação de Richard Corben, a Dark Horse lançou também uma compilação do material produzido por Bernie Wrightson nas revistas Creepy e Eerie, apropriadamente intitulada "Creepy Presents Bernie Wrightson".

À semelhança da outra publicação, contém o integral das histórias em que Wrightson trabalhou nessas revistas (divididas em duas secções, uma para cada revista), bem como as capas produzidas pelo artista para essas publicações.

As histórias, essencialmente de terror fantástico, mas também de ficção científica, são de vários autores e incluem adaptações de textos de Edgar Allan Poe e de H.P. Lovecraft. Mas naturalmente, o que chama a atenção é mesmo o desenho.

Bernie Wrightson é um ilustrador de renome de ficção sobrenatural, famoso por múltiplos trabalhos, quer em banda desenhada (sendo, juntamente com Len Wein, um dos co-criadores do personagem Swamp Thing da DC Comics/Vertigo e tendo desenhado os primeiros números da colecção), quer em ilustração de livros (como o Cycle of The Werewolf e a edição revista de The Stand, ambos de Stephen King, e uma edição especial de Frankenstein de Mary Shelley, profusamente ilustrada por Wrightson, um pet project pessoal do autor).
Há ainda histórias em que os desenhos são da co-autoria de outro nome famoso da BD da época áurea dessas revistas, Carmine Infantino.

O seu traço é caracteristicamente fino e escuro, perfeitamente adaptado ao teor das histórias e que ajuda a definir o ambiente das mesmas; aparecem quase integralmente a preto e branco, excepto a história final ("The Muck Monster", escrita pelo próprio, e que tem também ela um travo a Frankenstein). Seja em que variante for, o autor demonstra a sua mestria no desenho.

Com cerca de 130 páginas de material, sabe um bocado a pouco, especialmente depois de devorar as 300 páginas da edição-irmã dedicada a Corben, mas cada página vale bem a pena.

A capa da compilação HC; o simpático personagem retratado
é o Uncle Creepy, o anfitrião das revistas com o mesmo nome.

Sem comentários:

Enviar um comentário