Benvindos!


Bem-vindos!

Neste blogue iremos encontrar (ou reencontrar) pedaços da imaginação e criatividade humana nas mais diversas formas e feitios - Livros, Banda desenhada, Cinema, TV, Jogos, ou qualquer outro formato.

Viajaremos no tempo, caçaremos vampiros e lobisomens, enfrentaremos marcianos, viajaremos até à lua, conheceremos super-heróis e muito mais.

AVISO IMPORTANTE: pode conter spoilers e, em ocasiões especiais, nozes.


domingo, 23 de março de 2014

The Jedi Path - A Manual For Students Of The Force

The Jedi Path é um livro escrito por Daniel Wallace, o mesmo autor de Book of Sith.
Na realidade, The Jedi Path foi escrito primeiro, e os estilos são bastante semelhantes, embora se tratem de livros opostos.

Tal como no Book of Sith (a que vou passar a chamar BoS por comodidade), em The Jedi Path (ao qual passo a chamar TJP por preguiça), temos um manual lido por várias gerações e passado de mão em mão, anotado pelos leitores, até à destruição da biblioteca do Templo Jedi em Coruscant, altura em que caiu nas mãos do imperador Palpatine, AKA Darth Sidious.

Assim, Sidious é o penúltimo comentador (e censor, mas já lá vamos) do livro. O último comentador (e escritor da introdução) é o Luke Skywalker, que recuperou o livro após a queda de Sidious, um bocado à semelhança do que se passou com o BoS.

A estrutura é, naturalmente diferente. Enquanto BoS era uma compilação de vários textos escritos por autores diferentes em eras distintas e agregados um volume só, TJP é uma espécie de manual académico (com vários autores, é certo) escrito como livro único. Assim, o aspecto gráfico é mais uniforme e os apontamentos dos vários leitores surgem ao longo do livro todo e não apenas em determinadas secções.

Embora o aspecto dos vários livros compilados num volume fosse um dos aspectos interessantes do BoS, o TJP não sai prejudicado em termos de conteúdo, tendo apenas um aspecto mais uniforme.

Como no outro volume, o texto é essencialmente informativo e instrutivo, e muito baseado no expanded unuverse. Os comentários à margem estão adequados aos vários comentadores: Anakin demonstra impaciência em relação às tradições e protocolos da Ordem, Dooku revela arrogância, Qui-Gon mostra-se menos ortodoxo e Sidious critica ou troça dos ensinamentos contidos no livro.

Aliás, são esses pequenos detalhes que o tornam mais interessante e lhe dão o mesmo aspecto de documento perdido e posteriormente recuperado observado também em BoS. Por exemplo, a profecia sobre o Escolhido que ia trazer equilíbrio à Força foi censurada por Sidious; quando falam na história dos Sith, mais concretamente em Darth Bane, não falam da Regra de Dois, mas sim do "Fim dos Sith". Era a crença da Ordem, no fim de contas (e um dos motivos de troça de Sidious).

De resto, toda a informação é "suculenta", especialmente para fãs da saga. Algumas das minhas secções favoritas são sobre os poderes da Força, as classes de Jedi e as formas de combate de Sabre de Luz.

TJP tem também ilustrações impecáveis de variados autores que complementam os textos e cujos estilos variam um bocado com o tipo de texto, desde gravuras a pinturas passando por desenhos tipo esquema - por exemplo, nas secções de estilo de luta.

Tal como BoS, é uma leitura mais dirigida a fãs; leitores mais casuais não apreciarão o Manual a tantos níveis. Em todo o caso, é sempre uma leitura fácil e serve bem para entreter durante umas horas.



Sem comentários:

Enviar um comentário