Benvindos!


Bem-vindos!

Neste blogue iremos encontrar (ou reencontrar) pedaços da imaginação e criatividade humana nas mais diversas formas e feitios - Livros, Banda desenhada, Cinema, TV, Jogos, ou qualquer outro formato.

Viajaremos no tempo, caçaremos vampiros e lobisomens, enfrentaremos marcianos, viajaremos até à lua, conheceremos super-heróis e muito mais.

AVISO IMPORTANTE: pode conter spoilers e, em ocasiões especiais, nozes.


domingo, 30 de março de 2014

Star Trek - The Animated Series


A tripulação.


Star Trek é, gostem da série ou não, uma das maiores referências da FC em televisão (e noutros meios também, mas a TV foi onde o mito nasceu).

Criada por Gene Roddenberry, a série original teve três temporadas no final dos anos 60, até ser cancelada, pondo assim um fim abrupto à "Missão de cinco anos" da tripulação da mítica nave Enterprise.

Contudo, e a pedido de muitas famílias (ou pelo menos com o entusiasmo dos fãs), a série viu uma espécie de continuação num outro meio, em 1973. Mais concretamente, numa série de animação produzida pela Filmation sob a orientação de Roddenberry.
Assim, esta série, que embora se designasse unicamente "Star Trek" passou a ser chamada Star Trek - The Animated Series (ou ST-TAS) para a distinguir da série de imagem real, deu continuidade às aventuras da tripulação de James Kirk em mais 22 episódios com pouco mais de 20 minutos cada.

Contando com a maioria do elenco da série original (excepto Walter Koenig, que ainda assim colaborou escrevendo um episódio), a ST-TAS retomava a missão de exploração da mítica tripulação (excepto Chekov, por razões óbvias, e que foi "substituído" pelos personagens Arex e M'Ress) em histórias que não ficavam a dever à sua contraparte de imagem real.
Isto porque, não obstante alguns dos problemas tradicionais nas produções da Filmation (a maioria derivada de falta de fundos), esta série permitia, devido a tratar-se de animação, certas liberdades não exequíveis na série original - alienígenas mais credíveis (como o próprio Arex, um extraterrestre trípode e com três braços), cenários mais elaborados, cenas no espaço com múltiplas naves, e por aí fora.
Um dos pontos "fracos" era precisamente as vozes, dado que apesar de usarem o elenco original para dar voz aos personagens correspondentes, basicamente eram eles que faziam todas as vozes dos outros personagens, com algumas excepções em que entravam actores "de fora" (outra característica da Filmation).

Arex. Os três braços permitiam uns truques no que respeitava
a tocar instrumentos musicais.

M'Ress. Se eu disser que ela era uma gata, estou a fazer piadas
fáceis? Provavelmente.


A qualidade das histórias estava a par (ou até superava, por vezes) as da série de imagem real, contando com alguns talentos de renome da época na escrita, como Larry Niven e D.C. Fontana (autora de material da série original).
Contudo, por decisão de Roddenberry, a maioria do material foi considerado "oficioso", ou seja, sem repercussão no cânone para séries futuras. Alguns factos foram aproveitados, mas o regresso dos Tribbles, de Cyrano Jones ou Harry Mudd apenas existiram nessa série.
Apesar disso, a série introduziu alguns conceitos interessantes, como a "Rec Room", era basicamente um "Holodeck" como os que passaram a ser profusamente utilizados a partir da série "The Next Generation".

Alguns personagens da Original series reapareceram, tal
como Harry Mudd...
...e o não menos infame Cyrano Jones, com Tribbles atrás.


Não obstante ser considerada não-canónica, ST-TAS não deixa de ser uma série de FC com qualidade, ainda mais interessante por ser uma série de animação, e para fãs de Star Trek, uma oportunidade de acompanhar a tripulação original (e provavelmente a mais carismática, não desfazendo nas seguintes) em mais uma série de peripécias...

A USS Enterprise.




Sem comentários:

Enviar um comentário