Benvindos!


Bem-vindos!

Neste blogue iremos encontrar (ou reencontrar) pedaços da imaginação e criatividade humana nas mais diversas formas e feitios - Livros, Banda desenhada, Cinema, TV, Jogos, ou qualquer outro formato.

Viajaremos no tempo, caçaremos vampiros e lobisomens, enfrentaremos marcianos, viajaremos até à lua, conheceremos super-heróis e muito mais.

AVISO IMPORTANTE: pode conter spoilers e, em ocasiões especiais, nozes.


domingo, 16 de junho de 2013

LEGO - As Aventuras de Clutch Powers

E agora, algo de diferente (OK, não escrevi "totalmente" para não plagiar os Monty Python).

Descobri este filme num cesto de promoções, daqueles com filmes quase de graça para serem despachados. Sendo os LEGO uma parte importante da minha vida (quer na infância, quer actualmente), não resisti a trazê-lo, mais por curiosidade do que por outra razão.

Capa do DVD, em inglês
As Aventuras de Clutch Powers é um filme de animação de computador, com elementos de humor, fantasia e de ficção científica, que conta a história do herói aventureiro Clutch Powers, uma celebridade no seu mundo, que tenta capturar alguns prisioneiros fugidos de uma prisão espacial de alta segurança, sendo apoiado por um grupo de heróis bastante heterogéneo.
Na realidade, o filme centra-se apenas no 1º dos 3 prisioneiros, dando abertura para uma continuação que, tanto quanto sei, nunca foi feita. Talvez ainda esteja na calha.


O grupo dos heróis - da esquerda para a direita: Brick Masterson, Bernie von Beam,
Peg Mooring, Clutch Powers, Kjeld Playwell e Arthur "Artie" Fol


O filme, dentro do género, não tem uma história particularmente inovadora, embora as mudanças de cenário sejam engraçadas - começa numa caverna onde Clutch anda à procura de cristais de energia, passa para o ambiente urbano de LEGO City, com uma viagem pelo espaço profundo até ao cenário principal, um planeta de aspecto medieval onde se encontra o vilão, o feiticeiro Mallock.

Mallock the Malign, o vilão do filme
O que torna o filme interessante, na realidade, é o facto de se tratar de um filme sobre mini-figuras de LEGO. E sobre LEGO.
No universo do filme, as mini-figuras (ou "minifigs") espalharam-se por vários mundos; as leis da física são mais "Leis de LEGO" - os personagens podem desfazer-se em bocados e tornar a montar-se; trocam de cabelo entre si para se disfarçarem; quando algo é destruído, as peças podem ser usadas para construir outras coisas (é assim que o grupo de Powers consegue arranjar uma nave nova quando ficam encalhados no planeta-prisão, por exemplo).

Os criadores incluem ainda algumas referências a sagas famosas do cinema, como Indiana Jones (quando Powers suspira "Rock Monsters. Why did it have to be Rock Monsters?") ou Star Wars (quando o Troll tenta enganar dois esqueletos do exército do feiticeiro com um truque mental "This is not the man you're looking for"). Curiosamente, estes dois franchises também têm uma versão em LEGO, com brinquedos, jogos e mesmo filmes.

Um filme que apela a fãs de LEGO e que é bom não só para miúdos-miúdos como para o miúdo dentro de nós...

Skelly & Bones, dois esqueletos com senso comum suficiente para
assitirem à batalha final comendo pipocas em vez de irem para o campo de batalha...

Sem comentários:

Enviar um comentário