Benvindos!


Bem-vindos!

Neste blogue iremos encontrar (ou reencontrar) pedaços da imaginação e criatividade humana nas mais diversas formas e feitios - Livros, Banda desenhada, Cinema, TV, Jogos, ou qualquer outro formato.

Viajaremos no tempo, caçaremos vampiros e lobisomens, enfrentaremos marcianos, viajaremos até à lua, conheceremos super-heróis e muito mais.

AVISO IMPORTANTE: pode conter spoilers e, em ocasiões especiais, nozes.


domingo, 6 de janeiro de 2013

Arthas - Rise Of The Lich King

Especialmente dirigido aos aficionados de World of Warcraft, este livro de Christie Golden conta a biografia do príncipe Arthas Menethil, a sua ascenção e queda e, finalmente, a sua transformação no Lich King, um dos antagonistas principais no jogo da Blizzard.

Em Rise of the Lich King, Golden combina elementos de múltiplas fontes (principalmente dos jogos Warcraft 3 e World of Warcraft) para compor a narrativa.

Começamos com os anos da juventude do príncipe, contemporâneos com a queda de Stormwind na guerra contra a Horda e o exílio do príncipe (mais tarde rei) Varian Wrynn, com o seu treino às mãos de Muradin Bronzebeard, a sua amizade com Uther Lightbringer (outro dos seus mentores) e a sua evolução até se tornar paladino da ordem Silver Hand. Pelo caminho, temos ainda o seu romance com Jaina Proudmoore.

Posteriormente, começam os problemas. A guerra contra o Scourge (flagelo) criado pela Burning Legion começa a cobrar o seu preço, com o reino de Lordaeron a ser sitiado e atacado constantemente pelo infindável exército de mortos-vivos; Arthas descobre que a cidade de Stratholme vai ser convertida pela Legion, mas chega tarde de mais para evitar a contaminação e ordena a destruição da cidade e a execução dos seus habitantes ainda antes de se tornarem mortos-vivos, o que põe fim à sua amizade com Uther e leva à sua expulsão da ordem de paladinos, começando a sua "viragem"; posteriormente Arthas dirige-se para o continente gelado de Northrend, base de poder da Legion, para enfrentar o demónio Mal'Ganis, e acaba sob o poder do Lich King original, o xamã Orc Ner'Zhul, recebendo a sua espada Froustmourne e tornando-se o primeiro dos seus Death Knights.

A partir daí, inicia uma campanha de destruição sob o comando do Lich King contra o seu povo e a sua terra natal, assassinando o próprio pai, o rei Terenas Menethil, bem como Uther Lightbringer. Leva à destruição do reino de Lordaeron e da cidade de Dalaran, e ataca o reino élfico de Quel'Thalas a fim de usar o Sunwell para ressuscitar o necromante Kel'Thuzad, previamente morto pelo próprio Arthas.
Nesse ataque, mata também Sylvanas Windrunner, a qual reanima sob a forma de uma banshee ao seu serviço e que mais tarde se liberta do seu poder, criando e liderando uma das facções do jogo, os Forsaken - mortos-vivos que se libertaram da influência da Burning Legion e do Lich King, estabelecendo-se nas ruínas da capital de Lordaeron, mais concretamente, nos subterrâneos conhecidos como Undercity.

No final, Arthas regressa a Northrend, onde o Lich King Ner'Zhul se encontra sob ataque da Burning Legion (que não aceitou muito bem a rebelião) acabando por conseguir defender o seu mestre do ataque e fundir-se ao mesmo, quando ser apodera do seu elmo. Nessa fusão é criado o novo Lich King, cuja personalidade dominante é a de Arthas (ou melhor, do Arthas caído em desgraça) e que assume o Frozen Throne (onde se encontrava aprisionado Ner'zhul), de onde vai comandar o seu enorme exército...
O resto da história é contada noutros meios, principalmente no jogo do qual este livro é um tie-in.

Como expliquei no início, este é um produto mais dirigido a fãs da série Warcraft, embora possa agradar a apreciadores de fantasia, com a ressalva que lhes escaparão muitas pequenas referências espalhadas ao longo do texto.
Na parte que me toca, sendo jogador mais ou menos assíduo do World of Warcraft e tendo já embarcado na (longa) missão de enfrentar e derrotar o personagem titular, já era conhecedor (mais ou menos) da sua história, que pode ser encontrada em detalhe na internet. Ainda assim, a leitura revelou-se bastante agradável, sendo, afinal, apresentada sob a forma de história romanceada e não de um texto meramente descritivo, sendo particularmente divertido encontrar as pequenas referências a que aludi atrás (na certeza de que outras tantas me terão escapado...)
E é uma história do género "herói caído" (durante a leitura do livro não consegui deixar de fazer comparações com o duo Anakin Skywalker/Darth Vader): Arthas começa como a esperança para o futuro do reino, é treinado para ser um campeão entre os paladinos, e acaba por se afundar numa espiral de loucura e desespero, desencadeada quando tem de tomar a decisão mais difícil da sua vida (a destruição de Stratholme), ponto a partir do qual é consumido pela loucura, corrompendo-se totalmente, até atingir o ponto de não redenção e transformar-se numa das maiores ameaças contra os reinos que iria governar e proteger...



1 comentário: