Benvindos!


Bem-vindos!

Neste blogue iremos encontrar (ou reencontrar) pedaços da imaginação e criatividade humana nas mais diversas formas e feitios - Livros, Banda desenhada, Cinema, TV, Jogos, ou qualquer outro formato.

Viajaremos no tempo, caçaremos vampiros e lobisomens, enfrentaremos marcianos, viajaremos até à lua, conheceremos super-heróis e muito mais.

AVISO IMPORTANTE: pode conter spoilers e, em ocasiões especiais, nozes.


sábado, 13 de julho de 2013

Wanted

Wanted, de Mark Millar e J.G. Jones, é uma BD do género super-heroístico... mas com a antítese do género. É uma BD sobre super-vilões.
 
Conta a história de Wesley Gibson, um verdadeiro choninhas, abandonado pelo pai em bebé e que é pisado por todos, que vive com uma namorada adúltera que fornica com toda a gente menos com ele, resignado com uma existência vazia.
 
Um dia, após ser abordado por uma estranha pistoleira, descobre que é filho de Killer, um super-vilão que era o maior assassino de todos os tempos, até ser abatido à traição.
 
Mas, mais ainda, descobre que o mundo é governado secretamente por super-vilões, associados na "Fraternidade", que em 1986 uniram forças para destruir todos os super-heróis, apagando a sua existência do mundo (os sobreviventes nem sabem que foram heróis em tempos). A partir daí dominam o nosso mundo (e atacam outras Terras noutras dimensões e realidades paralelas só por diversão).
 
Como Wesley é o herdeiro de Killer, e não só vai herdar o património do pai como herdou os seus poderes (basicamente, conseguir matar tudo o que quiser), inicia a sua jornada num mundo de violência gratuita e crimes que ficam impunes, com vista a assumir o lugar do pai, permitindo-lhe cortar (ou matar) os laços com a sua vida antiga e vingar-se de todos aqueles que o afrontaram, ou de algum o modo o aborreceram. É treinado por Fox (a vilã que o contactou inicialmente) e integra a "família" do Professor Solomon Seltzer, o vilão supergénio que controla a América. O resto da história ganha proporções mais de história policial do género "mafiosos", com a guerra entre as "famílias" de vilões (cada qual controla um continente), motivadas por vinganças e querelas sobre manter a existência da Fraternidade em segredo ou não.
 
Trata-se de uma BD bastante violenta (algo a que Millar nos tem habituado com outros títulos, especialmente os da série Kick-Ass/Hitgirl), mas que não deixa de ter algum humor bem conseguido, particularmente nas alusões a heróis/vilões mainstream, e mesmo às suas representações no mundo real (como a dos actores que faziam de detective kitsch e sidekick adolescente, uma piscadela de olho à série do Batman dos anos 60). Curiosamente, talvez não da maneira mais correcta (ou politicamente correcta), também serve para reflectir um pouco na evolução da nossa sociedade de consumo e nos valores progressivamente mais vazios da mesma...
 
Numa última nota, esta mini-série foi adaptada ao cinema num filme homónimo mas com alterações radicais no enredo, especialmente no que toca à Fraternidade - nessa versão não há super-vilões nem super-heróis, apenas uma sociedade secreta de assassinos com super-reflexos associados à adrenalina e que tentam dirigir os destinos do mundo eliminando personagens que são ditados nas malhas de um tear... enfim. Basicamente, mantém apenas a premissa de um totó cujo pai era um manda-chuva numa sociedade underground que interfere nos destinos da humanidade e que assume o papel dele após a sua morte. Essa versão vale mais a pena pelas sequências de acção. E até é giro ver as "curve bullets" - balas com efeito.
 
Capa do TPB da edição portuguesa pela
BdMania

Sem comentários:

Enviar um comentário